Normalmente os colegas professores que blogam estão tão ocupados compartilhando atividades que não escrevem sobre a sua rotina de trabalho e sobre como é difícil aplicar essas atividades. Quero falar um pouco sobre isso, já que eu não tenho muitas atividades próprias porque pego as que esses gentis colegas postam e já que até ano passado eu só havia trabalhado com eja e cursinho.

Primeiramente, escola é um lugar de silêncio. Se você fizer um jogo ou atividade dinâmica, as crianças vão se agitar e gritar, elas não sabem perder caladas e muito menos ganhar caladas. Se sua sala estiver barulhenta, você é o professor mais incompetente da escola e o diretor vai ter que vir falar para seus alunos pararem de falar e circular pela sala. Então, nada de jogos e dinâmicas para o bem da sua reputação.
Em segundo lugar, seu trabalho é realmente fazer os alunos sentarem e se calarem. Tenho que ressaltar isso porque eles não têm ideia de onde sentar e o que falar, as mesas são sempre mais atraentes que as cadeiras e é muito legal passar a aula inteira ameaçando matar o coleguinha ou mandando a coleguinha para a zona. E você realmente tem que fazer eles se calarem ou os seus ouvidos vão estourar logo depois que o seu cérebro explodir. E eu sei que Albert Einstein não se dava bem com a escola e com as regras, mas vamos admitir que a maioria de nossos alunos não são gênios que vão mudar o mundo, eles só não querem estudar mesmo.
Silêncio é o bem mais precioso do universo, você vai ver isso depois de achar que era incrível passar em dois concursos para passar todas as manhãs e tardes trancada em uma sala pequena sem ventilador com 45 monstros crianças e adolescentes. E você vai ter que pagar para um substituto ir gritar e ouvir gritos no seu lugar para poder passar uma manhã trancada no quarto ouvindo sons de passarinhos, ou não ouvindo absolutamente nada, o que é até melhor.
Crianças do 6º ano podem ser especialistas em drogas, sim e você não deve compartilhar essas informações e se meter com a turma da fumaça ou vai passar o ano com alguém que te ameaçou.
Essas crianças e adolescentes são frutos de lares loucos, de pessoas que pensavam que, se filho é uma benção, por que não ter vários e jogar nos braços do Estado quando descobre que não são tão bençãos assim. São mães que passam a semana trabalhando na casa dos outros e no final de semana estão cansadas demais para olhar para os filhos, pais que passam a semana em alguma obra ou lavoura e no final de semana estão cansados e bêbados demais para olhar para os filhos. Então você tem que dar noções básicas de educação e convívio para evitar mais sociopatas e vagabundos no futuro. Você tem que dar perspectivas porque eles não têm nenhuma.Você também aprende que há joias raras nesse meio e não pode deixar que se percam, enquanto você está ocupado demais com os alunos-problema.
Você não pode demonstrar que quer ser boa para eles e que é legal e se preocupa com o futuro deles. Isso vai ser interpretado como 'ela é boazinha, vamos tocar o terror nessa sala'. Se cometeu esse erro, a melhor forma de voltar atrás é fechando a cara para sempre e passando atividades extras a cada quebra de regra.
Não escrevi nada de atividade, mas essa é a minha rotina até agora, essas são minhas preocupações, orientar para o conhecimento tornou-se tão secundário que mal sobra tempo para isso. Estou sempre exausta e só estou escrevendo isso porque paguei substituta hoje também e só ouço os pássaros na minha janela, mas amanhã volta tudo de novo e meu cérebro dói só de pensar.
A última coisa que aprendi foi o que me falaram, que é que tudo melhora lá pelo 3º ano de trabalho. Espero que isso não seja mais uma mentira porque meu cérebro realmente está ameaçando explodir e me boicotando com algumas doenças para me obrigar a ficar em casa.
Gostaria de poder transmitir para os alunos que nós estamos juntos nessa, que se a escola, como funciona atualmente, está ruim para eles, está muito pior para nós que temos que fingir que comandamos essa engrenagem toda enquanto estamos cansados, adoecidos e desejosos de mudar todo esse sistema. 


Deixe um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.