Escola:
Nome:
Série/Ano:
Prof: 




Atividade

Leia:

    Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo. Nós esquecemos de um detalhe: o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, estimular a criatividade e cumprir com a agenda, pode ser, justamente, desacelerar. Isso mesmo! Ficar à toa pode ser mais produtivo do que você pensa.

    Para Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, desperdiçar o tempo, fazendo absolutamente nada, pode ser positivo. Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”, necessário para processar as emoções e informações que recebemos. Por isso, ficar à toa é tão importante. Com o ócio, ganhamos inspiração, autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar. Então, sempre que você se sentir esgotado, com a atenção dispersa, tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar. […]

Disponível em: http://www.agenciasys.com.b




1. O objetivo do texto é:

a) divulgar o livro “O ócio criativo”.
b) destacar a importância da neurociência.
c) apresentar atividades de lazer.
d) informar sobre a necessidade do descanso.

2.  “[…] tente parar por uns minutos e deixe sua mente divagar.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:

a) ordem
b) pedido
c) recomendação
d) desejo

3. Por que, conforme Domenico de Masi, ficar sem fazer nada pode ser positivo?

Embasado por descobertas da neurociência e observações sobre o mundo da arte, ele afirma que o cérebro, quando não ocupado com tarefas específicas, continua trabalhando em uma espécie de “piloto automático”, necessário para processar as emoções e informações que recebemos.


4. Qual o tipo de sujeito na frase:  “Vivemos em um ritmo acelerado, correndo contra o tempo”

a) Indeterminado
b) Composto
c) Oculto
d) Simples

5.  Qual o tipo de sujeito na frase: “ Com o ócio, ganhamos inspiração, autoconhecimento, criatividade e fôlego para continuar.”

a) Indeterminado
b) Composto
c) Oculto
d) Simples


Deixe um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.