Saber criar e usar estratégias na vida é fundamental para ter sucesso em qualquer área. E para pessoas pouco práticas isso é bem difícil. Foi com esse  pensamento que adquiri um Box de livros chamados O essencial da Estratégia. Escolhi ler primeiro O livro dos cinco anéis por minha curiosidade pela cultura japonesa.
Logo de cara é uma luta tentar estabelecer relações entre os relatos sobre samurais com a nossa vida atual. Com muito esforço, é possível tirar lições básicas como a importância da disciplina, a observação dos detalhes, da paciência, de agir na hora certa e com as armas certas.
Tem alguns princípios que são úteis para todos:
1. Evitar todo e qualquer pensamento perverso.5. Discernir as vantagens e as desvantagens que existem em todas as coisas.6. Desenvolver a capacidade de discernir a verdade em todas as coisas.8. Prestar atenção aos menores detalhes.9. Nada fazer de inútil.

O livro certamente é mais útil para samurais, o que se pode absorver dele são lições de difícil aplicação e que não representam uma novidade. No entanto, é sempre bom refletir o quanto estamos nos empenhando em sermos os melhores no que fazemos.



Deixe um comentário

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.